Passar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal à saúde

Passar um longo período assentado no vaso sanitário em posição errada, assim como ter hábitos de higiene ruins, pode trazer consequências para suas hemorroidas e para sua saúde intestinal.

Dr. Lucas Banterli Vinhas - Médico Coloproctologista

7/12/20251 min read

sapo mexendo no telefone assentado no vaso sanitário
sapo mexendo no telefone assentado no vaso sanitário

Hoje em dia é cada vez mais comum o hábito de passar mais tempo que o necessário assentado no vaso sanitário. Com a facilidade de levar o entretenimento e acesso às redes sociais, proporcionado pelo celular, para o banheiro, o tempo que passamos nessa posição tem aumentar muito.

Em 2022, participei da produção de uma artigo publicado no Estadão, mas o tema segue atual.
Naquela oportunidade eu disse: "O hábito de ficar sentado no vaso sanitário por períodos prolongados pode aumentar a pressão nos coxins hemorroidários e, com o tempo, acabar fazendo com que suas veias e artérias aumentem de tamanho, tornando-os sintomáticos, e é aí que está o problema."

Qual o tempo ideal para permanecer no vaso?
Apesar de não haver consenso na literatura a respeito do tempo ideal que se deve permanecer no vaso sanitário durante a evacuação, a orientação que costumo dar aos meus pacientes é que se assentem no vaso sanitário quando realmente estiverem com vontade de evacuar e que não permaneçam assentados após o final do ato evacuatório.

Existe posição correta para evacuar?
O ideal é que os pés se posicionem de maneira elevada em relação ao solo, de modo que os joelhos ultrapassem a linha do quadril. Dessa forma, o reto e o canal anal se alinham de maneira mais adequada, reduzindo o esforço evacuatório.

Como deve ser realizada a higiene após evacuar?
Posteriormente à evacuação, deve-se realizar a higiene anal sempre através de banho, ducha higiênica ou utilizando lenços umedecidos. O papel higiênico deve ser evitado para esse fim, pois pode causar microtraumas, irritações e aumentar o risco de fissuras e crises hemorroidárias.

Conclusão
Evitar o uso prolongado do vaso sanitário, adotar uma postura adequada e manter uma boa higiene são práticas simples que podem prevenir problemas como hemorroidas, fissuras e desconfortos anais.